SÓ DEPENDE DE NÓS!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

LIBERDADE E LIVRE-ARBÍTRIO


A liberdade é a condição essencial do desenvolvimento, do progresso e da evolução do homem. A lei de evolução, deixando-nos o cuidado de edificarmos, através dos tempos, a nossa personalidade, a nossa consciência e, portanto, nosso destino, deve nos fornecer os meios, assegurando-nos o exercício de nossa livre escolha entre o Bem e o Mal, visto que os méritos adquiridos constituem o preço de nossa elevação.


O mesmo ocorre com as consequências dos atos, do encadeamento das causas e dos efeitos que recaem sobre nós. Daí a nossa responsabilidade, inseparável de nosso livre-arbítrio, sem o que o ser não seria mais que um joguete, uma espécie de marionete nas mãos de uma potência externa, por consequência, um ser desprovido de originalidade e sem grandeza.


Tendo em vista a imensa trajetória que a alma deve realizar através do tempo e do espaço, ela deve possuir o livre exercício de suas faculdades, a inteira disposição das energias que Deus colocou nela, com os meios de as desenvolver. Que confiança poderíamos ter no futuro, se nós nos sentimos os joguetes cegos de uma força desconhecida, sem vontade, sem energia moral?


Livro: O Gênio Céltico e o Mundo Invisível
Léon Denis
Edições CELD - Centro Espírita Léon Denis
Para mudar o mundo é preciso mudar a si mesmo.
Projeto Saber e Mudar
Aos poucos e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário